Desenvolvimento Comunitário

CURSO DE INGLÊS

Oferecemos duas turmas de inglês básico a adolescentes da cidade com idade entre 12 e 16 anos. As vagas foram abertas para pessoas de toda a cidade, mas uma das principais motivações foi a de oferecer para adolescentes com quem trabalhamos na igreja e que se sentem chamados a atuar em missões uma base para aprendizagem de uma segunda língua.

O curso também tem como objetivo despertar os alunos para uma visão crítica e mais ampliada do mundo em que vivem e ainda ampliar relacionamentos com uma faixa etária com a qual temos um trabalho bem estabelecido na igreja local.

FUTEBOL

O futebol é uma paixão muito forte entre o povo de Acauã. Homens e mulheres, adultos e crianças, todos jogam e torcem fervorosamente. Nossa intenção ao criar a Escolinha de Futebol foi a de gerar relacionamentos e inserir nessa paixão, e consequentemente na vida dos atletas amadores, valores do Reino de Deus.

Trabalhamos o entendimento do trabalho em equipe, da importância de competir e confraternizar independente de resultados e de jogar com lealdade, além de ensinos sobre caráter e integridade à luz da Bíblia e do exemplo de Jesus Cristo. Também ocupamos um tempo ocioso de pessoas que ficavam horas em bares ou nas ruas com conceitos e prática de técnica e estratégia no futebol, além de treinos físicos antecedendo jogos.

Hoje atendemos cerca de 60 alunos entre 5 e 17 anos na cidade de Acauã, mais 30 alunos no povoado Maria Preta e outros 45 no Batemaré.

MUSICALIZAÇÃO

Oferecemos aulas de violão que têm como foco capacitar jovens e adultos que já participam das atividades da igreja local. As aulas começaram do nível básico e nossos alunos estudam com o intuito de tocar e servir na igreja. Além de realizar o sonho de tocar o instrumento e treinar pessoas para servirem a Deus através da música, as aulas de violão são uma ferramenta para despertar dons e vocações entre nossos irmãos em Cristo.

PROJETO LUCAS

Propõe-se a prestar assistência auxiliar à saúde e também social em geral, na medida em que recebemos profissionais voluntários. Também registra as principais demandas da cidade de Acauã e seus povoados, através do mapeamento social, facilitando a direção das equipes de voluntários que se dispõem a oferecer seus trabalhos e/ou projetos.

Atuamos de três formas:

  • Mapeamento: visita em todo o município, com preenchimento de questionário socioeconômico, de todas as famílias.
  • Preventiva: através de visitas domiciliares e palestras nas escolas e igrejas, conscientizando os moradores sobre cuidados e riscos à saúde geral, evitando doenças.
  • Curativa: promovendo se possível, o tratamento da doença.

Atuamos também em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social de Acauã e de Paulistana. Nosso objetivo é evitar sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que trabalharemos com ênfase na prevenção das doenças, utilizando estratégias de conscientização e acompanhamento junto às residências e/ou instituições públicas.

REFORÇO ESCOLAR E ALFABETIZAÇÃO

O projeto surgiu com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos nas comunidades sertanejas. Além da alfabetização e do reforço escolar, oferecemos também uma turma de Educação Infantil, por acreditar ser o primeiro pilar para o desenvolvimento pedagógico da criança.

Entendemos que a educação é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento pessoal, social e cultural de uma comunidade, sendo de extrema importância para a caminhada cristã. Nos dois primeiros anos de funcionamento, oferecemos uma turma de alfabetização para adultos, demanda suprida hoje pela unidade do SESC-LER na cidade.

Nossas pedagogas, naturais de Acauã e irmãs ativas na Igreja do Sertão, são responsáveis pelo projeto e acompanham 39 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

SERTÃO DIGITAL

O Sertão Digital é a primeira escola de informática sediada em Acauã e busca gerar transformação e integração digital, influenciando e preparando jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

Iniciamos com duas turmas das quais participam adolescentes e jovens de 12 a 18 anos, beneficiados com o curso de Informática Básica – constituído por Introdução à Informática, Windows 10, Internet e Digitação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Possui interesse no projeto? Entre em contato conosco.