Jardim Gramacho é o nome de um bairro na cidade de Duque de Caxias (RJ, Brasil) que por mais de 30 anos comportou o maior aterro sanitário da América Latina: o Lixão de Gramacho.
No auge do seu funcionamento, aproximadamente 4 mil pessoas trabalhavam dia e noite catando materiais recicláveis em meio ao despejo diário de 8 mil toneladas de lixo vindos do Rio de Janeiro e de cidades vizinhas.
Nosso ministério começou aqui no ano de 2010, no Quatro Rodas, comunidade mais carente do bairro, onde plantamos uma igreja local chamada Igreja Jardim de Deus. Anos depois Jesus abriu mais uma porta e iniciamos uma outra frente missionária, dessa vez na Remanso, região onde se concentram os rapazes do tráfico de drogas. Lá além de uma igreja local que se reúne em casa foi plantada também uma casa de oração.
Nossa rotina aqui é basicamente centralizada em torno das atividades das nossas duas igrejas locais: Cultos, salas de oração, estudos bíblicos, discipulados, visitas às casas, reuniões de pequenos grupos, evangelismos, cultos para as crianças, eventos de comunhão das igrejas, além, é claro, de assistir os moradores em possíveis necessidades que surgem diariamente.
Entendemos que o que precisa ser feito aqui, só Jesus pode fazer. Tudo o que os queridos moradores de Jardim Gramacho precisam é a presença de Deus.
Por isso, nossa família de missionários de tempo integral permanece focada em amá-lo radicalmente com todo nosso coração, enquanto buscamos por avivamento. 🔥